Beber água da torneira no Chile é seguro

Beber água da torneira no Chile é seguro?

10 de junho de 2019
Dicas Santiago do Chile

E ai, beber água da torneira no Chile é seguro?

Quando viajamos para outro país é fundamental procurarmos algumas informações a respeito da cultura, estilo de vida e situações rotineiras para quem vive no lugar.

Uma das coisas que você precisa conhecer, se está indo para o Chile, é a respeito da água, que é bem diferente da que bebemos no Brasil. Vamos entender isso melhor? Beber água da torneira no Chile é seguro?

Primeiramente, se você é brasileiro, com certeza vai estranhar a ideia de tomar água diretamente da torneira, correto? O que parece esquisito para nós, em muitos países é bastante natural: beber água da torneira no Chile é tão comum quanto, para nós, ter um filtro ligado à bica da cozinha, por exemplo. Se no Brasil tomamos o cuidado de filtrarmos a água que bebemos, no Chile não há esse cuidado, já que a água já é realmente tratada e filtrada. A água chilena contém muitos sais minerais, (o que muito provavelmente intensifica o processo de filtragem), isto a torna mais salgada do que a que bebemos no Brasil, porém segura.

Falando em sais minerais, é justamente por este motivo que a água do Chile é tida, por muitos, como “água dura”. O que ocorre no país é que, devido a grande quantidade de montanhas (todos sabemos que o Chile é um país de região montanhosa), a água tem altas concentrações de minerais como o magnésio e o cálcio. E para quem pensa que esse fenômeno só acontece em regiões remotas, está enganado: na própria cidade de Santiago do Chile esses minerais são encontrados, no entanto, o que já se percebeu é que, quanto mais ao sul do país, maior é a qualidade da água.

Beber água da torneira no Chile é seguro

No entanto, é importante deixarmos claro que há controvérsias a respeito da “dureza” da água chilena. Existem pesquisas e até circulação em determinadas mídias do país que afirmam a possibilidade de mal estar no consumo da água. Há quem tenha se sentido mal assim que teve contato com a água, outros se sentiram mal só depois de determinado tempo ingerindo-a, mas o fato é que isso varia de pessoa para pessoa e que, por mais estranho que possa parecer para nós, é uma prática natural para quem mora no país: beber água muito mineralizada e diretamente da torneira.

De fato beber água da torneira no Chile é seguro? E o que você pode fazer se, ao chegar lá, desconfiar da água da torneira e quiser outra opção? Bem, dependendo do período e do local em que você estiver, há a possibilidade de você comprar um filtro de carvão ativado e acoplá-lo diretamente na torneira. Ou, se você for a turismo e ficar por pouco tempo, a solução mais prática e a mais adotada pelos turistas (até por conta da facilidade durante os passeios) é comprar garrafas d’agua, vendidas em mercados ou demais estabelecimentos que vendem alimentos e bebidas. Uma dica é você levar uma squeeze, comprar um galão de água mineral e ir repondo a cada dia que sair para passear.

De todo modo, sempre vale a pena se informar antes de conhecer um lugar novo e aqui nós fazemos questão de te ajudar nas dúvidas que com certeza você tem ao planejar sua viagem ao Chile. Com a Samba Tour Chile você conhece diversos pontos turísticos chilenos não só com segurança, mas também com ótimos preços e com guias experientes, que conhecem os locais mais frequentados pelos turistas. Entre em contato conosco e reserve já seu passeio!

 

 

Passeios em santiago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *